Amorim se reúne amanhã em Porto Príncipe com presidente haitiano

Brasília, 22 jan (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, fará amanhã uma visita ao Haiti, onde se reunirá com o presidente René Préval e reiterará o apoio do Brasil às vítimas do terremoto do dia 12.

EFE |

Segundo uma nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, Amorim será recebido por Préval na sede provisória do Governo haitiano, onde também conversará com o primeiro-ministro Jean-Max Bellerive.

De helicóptero, o chanceler sobrevoará Porto Príncipe para conhecer as dimensões da tragédia e visitará as tropas brasileiras que fazem parte da Missão de Estabilização da ONU para o Haiti (Minustah).

De lá, viajará para Montreal (Canadá), onde na próxima segunda-feira representará o Brasil na conferência internacional convocada para começar a discutir a cooperação necessária para a reconstrução do Haiti.

Desde o terremoto, o Governo brasileiro enviou para o Haiti 165 toneladas de ajuda e um hospital de campanha, assim como 150 pessoas, entre médicos e especialistas em resgates.

Nesta quinta-feira, em reunião com o conselho de ministros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que seja solicitado ao Congresso um crédito adicional de cerca de US$ 205 milhões para reforçar a ajuda ao Haiti.

Além disso, o Congresso analisará na próxima semana um pedido do Governo para duplicar a presença militar brasileira no Haiti.

O terremoto, de 7 graus na escala Richter, aconteceu às 19h53 (Brasília) do dia 12 e teve epicentro a 15 quilômetros da capital, Porto Príncipe. Em declarações à Agência Efe, o primeiro-ministro do Haiti disse que o número de mortos superará 100 mil.

Pelo menos 21 brasileiros morreram na tragédia, 18 militares e três civis, entre eles a médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, e Luiz Carlos da Costa, o segundo civil mais importante na hierarquia da ONU no Haiti. EFE ed/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG