Amorim recebe chanceleres de Índia e África do Sul para fórum de diálogo

Brasília, 31 ago (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, recebeu hoje seus colegas da Índia, S.

EFE |

M. Krishna, e da África do Sul, Maite Nkoana-Mashabane, com quem realiza nesta terça-feira a sexta reunião ministerial do fórum de diálogo IBAS (Índia, Brasil e África do Sul).

O fórum foi criado em 2003 com o objetivo de promover o diálogo político entre três das grandes potências emergentes.

Amorim realizou hoje reuniões em separado Krishna e Nkoana-Mashabane para discutir assuntos bilaterais e depois os três se reuniram para um jantar oferecido pelo ministro brasileiro.

Um dos assuntos que os três chanceleres discutirão amanhã será a preparação da quarta cúpula do IBAS, prevista inicialmente para o dia 8 de outubro em Brasília.

Além disso, o trio revisará os resultados dos 16 grupos de trabalho do fórum, centrados nas áreas de agricultura, ciência e tecnologia, comércio, turismo, cultura e administração tributária, entre outras.

O Ministério das Relações Exteriores informou por meio de nota oficial que também haverá uma análise dos projetos de cooperação com países em desenvolvimento dentro do IBAS, que já permitiram iniciativas trilaterais com Haiti, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Segundo fontes oficiais, os ministros também devem aproveitar a oportunidade para definir as posturas de suas nações rumo à cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países desenvolvidos e principais emergentes), que será realizada no final de setembro em Pittsburgh (Estados Unidos). EFE ed/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG