Amorim parabeniza Hillary por ser escolhida secretária de Estado

Brasília, 1 dez (EFE) - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, parabenizou hoje Hillary Clinton por sua escolha como secretária de Estado americana e pediu para realizar uma reunião bilateral no próximo semestre, informou o chanceler.

EFE |

"Espero ter a oportunidade de, em algum momento no próximo semestre, parabenizá-la pessoalmente em reunião bilateral de trabalho em Brasília ou Washington", expressou em comunicado divulgado pelo Itamaraty.

Amorim elogiou o fato de o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, ter escolhido para a "missão essencial" uma "mulher dinâmica e determinada, consciente da necessidade de superar os desafios sociais de nosso tempo".

O ministro expressou sua sincera convicção de que os dois países poderão aprofundar "ainda mais" as relações para "fortalecer o multilateralismo" e associar-se em "áreas fundamentais", além das que já trabalham juntos, entre as quais citou o desenvolvimento dos biocombustíveis e a cooperação no Haiti e na África.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também convidou Obama a visitar o país, quando este lhe retornou a ligação de felicitação pela vitória nas eleições americanas. EFE mp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG