Amorim lidera missão que participará de comissão com Colômbia

Brasília, 5 jun (EFE).- O ministro das Relações Exteriores Celso Amorim vai liderar a delegação brasileira que participará nos dias 7 e 8 de junho da 1ª Reunião da Comissão Bilateral Brasil-Colômbia, que será realizada na cidade colombiana de Cartagena, informaram hoje fontes oficiais.

EFE |

O Ministério das Relações Exteriores comunicou que a visita oficial de Amorim responde a um convite de seu colega colombiano, Jaime Bermúdez, para co-presidir o encontro, que surgiu da criação da comissão em 17 de fevereiro durante a visita ao Brasil do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe.

Os dois chanceleres terão também encontros de trabalho particulares para avaliar os resultados da 4ª Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica Brasil-Colômbia, da 4ª Comissão Mista Cultural, Educativa e Esportiva, e da 3ª Reunião do Grupo Executivo de Trabalho Brasil-Colômbia.

Essas instâncias acabam de assinar projetos de cooperação na área de proteção da propriedade intelectual, destino de resíduos e processo da indústria madeireira, além de um programa cultural conjunto para o triênio 2009-2011.

A Colômbia integra o Programa de Substituição Competitiva de Importações (PSCI), com o qual o Governo federal procura dar prioridade à compra de produtos e serviços dos países vizinhos e no qual se destacam os setores de energia, desenvolvimento sustentável da Amazônia e infraestrutura.

O comunicado detalhou também que Amorim se reunirá na próxima segunda-feira com Uribe.

Segundo números oficiais do Governo federal, em 2008 a troca comercial bilateral chegou a US$ 3,1 bilhões, com exportações brasileiras de US$ 2,29 bilhões. EFE wgm/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG