Amorim inicia amanhã visita a Caracas

Caracas, 24 abr (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, chegará amanhã a Caracas para discutir assuntos de interesse bilateral com o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, e se reunir com o presidente do país, Hugo Chávez.

EFE |

Amorim chegará no sábado às 14h (15h30 de Brasília) ao aeroporto internacional de Maiquetía, vizinha a Caracas, e voltará ao Brasil no domingo, confirmaram à Agência Efe fontes da Chancelaria venezuelana.

A entrada da Venezuela no Mercosul, à espera da aprovação dos Congressos do Brasil e do Paraguai, será um dos assuntos incluídos na agenda de trabalho do chanceler brasileiro, informou a imprensa local.

A oposição no Senado brasileiro se negou a aprovar a entrada da Venezuela no Mercosul, alegando o suposto caráter "antidemocrático" do presidente venezuelano, Hugo Chávez.

O protocolo que propõe a entrada definitiva da Venezuela ao Mercosul foi assinado pelos Governos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai em meados de 2006, mas deve ser ratificado pelos Parlamentos de cada país para a plena vigência.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Chávez se reuniram em janeiro na localidade venezuelana de Machiques, dentro das reuniões trimestrais iniciadas em 2007, a fim de acompanhar os acordos bilaterais e impulsionar a integração regional.

Os dois governantes devem voltar a se encontrar em 26 de maio na Bahia, anunciou o próprio Chávez, em 4 de março. EFE gf/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG