Amorim discutirá com chanceler palestino paz no O.Médio

Rio de Janeiro, 5 jan (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, se reunirá amanhã em Genebra com o chanceler palestino, Riad Maliki, para conversar sobre a paz no Oriente Médio, após as consultas que o Brasil fez recentemente sobre o assunto com vários líderes mundiais.

EFE |

Segundo um comunicado do Itamaraty, os dois ministros seguirão com as conversas sobre temas bilaterais e o processo de paz israelense-palestino, iniciadas durante a visita ao Brasil em novembro do presidente Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

O almoço de trabalho entre o chanceler Amorim e o ministro dos Assuntos Exteriores da ANP será realizado em Genebra, aonde Amorim chegou esta semana após as visitas oficiais a Egito e Turquia, países em que também conversou sobre a paz no Oriente Médio.

Nas duas últimas semanas, Amorim abordou o assunto em diferentes conversas que teve com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, com o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e com o secretário-geral da Liga dos Estados Árabes, Amre Moussa.

As conversas aconteceram um mês depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva receber, separadamente, Abbas e os presidentes de Israel, Shimon Peres, e do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

Lula já anunciou que viajará ao Oriente Médio, provavelmente em março próximo e com visitas já marcadas a Israel, Jordânia e territórios palestinos, para conversar com os líderes interessados na paz na região.

Após as reuniões com Lula no ano passado, tanto o presidente de Israel como o da ANP agradeceram o interesse do Brasil em se apresentar como um intermediador para a paz no Oriente Médio e aplaudiram tal possibilidade.

Segundo Lula, é necessário estabelecer quem quer a paz no Oriente Médio para tentar buscar uma saída negociada e, assim, identificar os grupos radicais que não querem encerrar o conflito, definindo possíveis interlocutores. EFE cm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG