Amorim condena descumprimento de cessar-fogo em Gaza

BRASÍLIA - O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, condenou nesta quinta-feira o descumprimento da resolução 1860 do Conselho Mundial de Segurança, que determina o imediato cessar-fogo na Faixa de Gaza. Na avaliação do ministro, que chegou ao Brasil na madrugada desta quinta, após uma viagem a países árabes, a continuidade do conflito pode abalar a credibilidade das Nações Unidas.

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias |


O cumprimento é indispensável para que as Nações Unidas não percam a credibilidade. Se não houver cumprimento, estaríamos sendo jogados para uma lei da selva nas relações internacionais, disse o chanceler, em entrevista coletiva.

Amorim ressaltou que é preciso acabar com as mortes e aliviar o sofrimento dos civis atingidos pela guerra, sobretudo os palestinos, que continuam morrendo em alto percentual, inclusive muitas mulheres e crianças.

Três elementos são indispensáveis: o cessar-fogo, a retirada das tropas de Israel e a abertura das fronteiras de Gaza com a contrapartida do monitoramento das passagens. É indispensável que isso ocorra logo.

Questionado sobre quem seria responsável pelo descumprimento do cessar-fogo ¿ Israel ou o Hamas ¿ Celso Amorim disse que a culpa não é só de um lado ou de outro.

Ataque ao prédio da ONU

Amorim não soube dizer se os donativos enviados pelo Brasil à Gaza foram destruídos durante o bombardeio ao prédio da ONU.

Hoje, nos renovados ataques de Israel à Gaza, foi atingido o depósito de bens de assistência humanitária para onde foram os bens que o Brasil doou. São vários galpões e não podemos ter certeza se atingiu o que o Brasil doou ou não. Agora, fica a condenação do ataque a uma instalação exclusivamente humanitária e o pedido de uma investigação em detalhe do porque aconteceu um ataque neste lugar, disse Amorim.

20º dia de ataques

Leia também

Vídeos

Opinião

Leia mais sobre: Oriente Médio

    Leia tudo sobre: faixa de gaza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG