Amorim anuncia prioridades da Presidência brasileira do Mercosul

Montevidéu, 18 ago (EFE).- A eliminação da tarifa externa comum dentro do Mercosul e impulsionar as pequenas e médias empresas da região serão duas das prioridades da Presidência que o Brasil exerce este semestre no bloco, afirmou hoje o chanceler Celso Amorim.

EFE |

A eliminação da tarifa externa "é fundamental para os países pequenos do bloco, abrirá oportunidades e facilitará as negociações", assegurou Amorim, ao apresentar ao Parlamento do Mercosul os objetivos de seu país para os próximos meses.

Amorim ratificou que o processo de integração regional do bloco, que é formado também por Argentina, Paraguai e Uruguai, e tem a Venezuela em processo de ingresso formal, "não é só um projeto econômico, mas também político".

Segundo ele, a idéia do Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "é aprofundar e avançar" na atual união aduaneira.

O chanceler Amorim ratificou "o compromisso" do Brasil em "seguir no caminho de diminuir as assimetrias", reivindicação constante de Paraguai e Uruguai.

Além disso, anunciou a criação de um fundo de apoio às pequenas e médias empresas, de incentivo à cooperação entre elas e à busca de novos mercados para suas exportações.

"Acreditamos que a entrada definitiva da Venezuela no bloco será definida antes do fim de 2008", acrescentou, em referência à data em que termina a Presidência rotativa brasileira no bloco.

O Brasil "quer fortalecer e ampliar" a secretaria do Mercosul, que tem sua sede em Montevidéu, e "estimular" as relações sociais e culturais dentro do bloco "para que chegue mais e melhor a nossas sociedades", disse o chanceler.

Amorim assinalou também que o desejo do Brasil durante a Presidência do bloco "será ampliar as relações" do Mercosul com os países das América central e Caribe, "que até agora tiveram certos temores" de avançar em acordos comerciais para proteger seus mercados internos. EFE jf/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG