Americanos também vão às urnas dia 4 para votar em referendos

Vários referendos de iniciativa popular vão acontecer em diferentes estados americanos, junto com a eleição presidencial, em 4 de novembro. Segue abaixo uma lista com os principais deles:

AFP |

- Sobre casamento e direitos dos homossexuais: os eleitores da Califórnia vão se pronunciar sobre uma emenda constitucional que considera que o matrimônio é apenas a união entre um homem e uma mulher. Essa proposta tenta retificar uma decisão judicial que autoriza os matrimônios entre pessoas do mesmo sexo.

Referendos similares serão realizados nos estados-chave de Arizona e Flórida. No Arkansas, haverá um referendo para proibir a adoção por parte de casais que não sejam casados.

- Sobre a discriminação positiva: será submetida a referendo uma emenda constitucional proposta no Colorado para proibir "a ação afirmativa" em favor das minorias étnicas, ou as mulheres.

- Sobre o aborto: um referendo será realizado na Califórnia para tornar obrigatória a informação dos pais e um período de espera, antes que uma filha menor aborte. Um referendo na Dakota do Sul propõe proibir o aborto, salvo no caso em que a gravidez tenha sido provocada por estupro, incesto, ou ameace a saúde da mãe.

- Sobre os direitos dos animais: uma emenda constitucional é proposta na Califórnia para impor uma norma mínima para o espaço vital dos animais domésticos, entre eles as porcas prenhas e as galinhas poedeiras. Em Oklahoma, pretende-se submeter a plebiscito a elevação da caça e da pesca a direito constitucional. No Alasca, uma proposta pretende proibir a caça aérea de ursos e lobos.

- Sobre energia e meio ambiente: referendo para que sejam destinados 5 bilhões de dólares aos usuários de veículos que poupam energia, ou que consumam combustíveis oriundos de fontes de energia renováveis. Na Geórgia, será submetida a referendo uma emenda constitucional que propõe proteger os bosques.

    Leia tudo sobre: referendos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG