Americanos são os maiores consumidores de drogas do planeta

Os americanos são os maiores consumidores de maconha e cocaína do mundo, apesar da legislação repressiva adotada nos Estados Unidos, revela um estudo realizado em 17 países e publicado nesta segunda-feira na PLoS Medicine, uma revista científica on-line.

AFP |

Segundo o estudo, dirigido por pesquisadores da Universidade de New South Wales (Sydney, Austrália), 16,2% dos americanos já consumiram cocaína ao menos uma vez, enquanto 42,4% já fumaram maconha.

O estudo é baseado em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os neozelandeses aparecem na segunda posição entre os consumidores de entorpecentes, com 4,3% para cocaína e 41,9% para maconha.

A pesquisa, realizada com 54.068 pessoas, também fez o perfil do principal consumidor de drogas: jovem adulto, do sexo masculino, com alta renda e solteiro ou divorciado.

O consumo "não parece ter uma relação direta com as políticas nacionais de repressão às drogas", afirmaram os pesquisadores. De fato, "os países com uma legislação mais rigorosa não registram um menor consumo do que nações mais tolerantes".

A Holanda é um perfeito exemplo, já que apesar de sua política liberal em matéria de entorpecentes, tem apenas 1,9% de consumidores de cocaína e 19,8% de maconha.

Leia mais sobre: drogas

    Leia tudo sobre: drogas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG