racista para vingar vitória de Obama - Mundo - iG" /

Americanos são acusados de ataque racista para vingar vitória de Obama

Três jovens americanos foram indiciados nesta quarta-feira por agressões racistas cometidas em Nova York no dia da eleição de Barack Obama como futuro presidente, informou a procuradoria local.

AFP |

De acordo com o Departamento de Justiça, o trio dirigiu tarde da noite, no dia da eleição, após o anúncio da vitória de Obama, à procura de negros.

Os três jovens, dois de 18 e um de 21 anos, cometeram as agressões em Staten Island, incluindo Park Hill, bairro de maioria negra desse distrito nova-iorquino.

Em sua noite de "vingança", no dia 4 e na madrugada de 5 de novembro, os jovens atacaram um adolescente, um afro-americano e "perseguiram um latino, perguntando em quem ele havia votado".

A última vítima foi um indivíduo que "eles, erroneamente, pensaram ser um afro-americano". O trio investiu o carro contra esse homem, que sobreviveu, mas ficou em coma durante algum tempo.

"A violência e a intimidação destinada a interferir nos direitos constitucionais de cada cidadão, incluindo o direito ao voto, que é o pilar da democracia, não serão tolerados", declarou o procurador do distrito Leste de Nova York, Benton Campbell.

Os três, que devem ser acusados ainda hoje, em um tribunal de Brooklyn, poderão ser condenados a uma pena de até dez anos de prisão, acrescentou a procuradoria.

ltl/tt/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG