Dia sem gays - Mundo - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Americanos organizam protesto Dia sem gays

Membros da comunidade homossexual americana organizaram nesta quarta-feira uma jornada de mobilização chamada Um dia sem gays, um protesto pela proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia e em outros Estados, depois de um referendo.

AFP |

Hoje, os americanos (homossexuais, ou não) foram convidados a prestar serviços à comunidade e a não comprar para mostrar a importância da comunidade gay para a economia dos EUA. O movimento copiou o modelo dos protestos hispânicos em 2006.

A operação não parece ter tido um grande impacto econômico, mas os organizadores garantem que o objetivo foi alcançado: despertar o interesse por sua campanha, sem prejudicar o comércio.

"Não se trata apenas de fazer com que as pessoas não apareçam no trabalho. Temos consciência de que é difícil no contexto econômico atual", disse à AFP o organizador do ato, Sean Hetherington.

Em 4 de novembro passado, os eleitores da Califórnia (oeste) adotaram por referendo uma modificação na Constituição estadual, prevendo que "apenas o casamento entre um homem e uma mulher é legal e reconhecido".

A Califórnia é o estado mais populoso dos EUA. Referendos similares foram adotados no mesmo dia na Flórida, Arizona e Arkansas.

Os casamentos gays haviam sido legalizados em junho, depois de uma decisão da Suprema Corte da Califórnia, que anulou um artigo do Código Civil, por considerá-lo discriminatório.

mmz/tt/LR

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG