Americanos comparecem às urnas para escolher novo presidente

Os locais de votação abriram as portas às 5h00 desta terça-feira (hora local e 8h00 de Brasília) para a eleição presidencial dos Estados Unidos no estado de Vermont (nordeste do país), dando início ao processo em todo o país para a escolha do 44º presidente da história dos EUA, entre Barack Obama e John McCain.

AFP |

A votação começou na área de Bennington, informou a diretora da zona eleitoral, Michele Hogan.

O democrata Barack Obama, 47 anos, é o favorito das pesquisas para vencer a eleição, à frente do republicano John McCain, 72. Se as previsões se confirmarem, Obama será o primeiro negro a presidir os Estados Unidos.

Além disso, os eleitores americanos renovarão um terço do Senado e toda a Câmara de Representantes. Segundo as pesquisas, os democratas devem manter a maioria legislativa.

A maioria dos colégios eleitorais da costa leste dos Estados Unidos deve abrir as portas entre as 10H00 GMT e as 12H00 GMT (8H00 e 10H00 de Brasília).

O restante dos Estados Unidos deve começar a votar entre as 11H00 e 13H00 (de Brasília), seguidos pelo Alasca e o Havaí.

As primeiras projeções dos canais de televisão locais são aguardadas para depois das 19H00 da costa leste americana (21H00 de Brasília).

Mais cedo, duas votações simbólicas foram finalizadas, com a vitória do favorito nas pesquisas. Os primeiros colégios eleitorais abriram simbolicamente em duas localidades de New Hampshire, à meia-noite desta terça-feira (hora local).

O dia de votação nos Estados Unidos começou nos pequenos municípios de Dixville Notch e Hart's Location, seguindo uma antiga tradição.

As duas localidades representam juntas apenas 120 habitantes.

Hart's Location, que votou no republicano George W. Bush em 2004, desta vez elegeu Barack Obama, o favorito das pesquisas em escala nacional, que recebeu 17 votos, contra 10 para John McCain.

Hart's Location, que tem 42 moradores, chama a atenção de todo o país a cada quatro anos, já que seus habitantes são os primeiros a comparecer às urnas.

Em Dixville Notch, 15 eleitores votaram em Obama e seis em McCain. Esta é a primeira vez que a cidade opta por um candidato democrata desde 1968.

O estado de New Hampshire autoriza que os municípios com menos de 100 habitantes iniciem as operações de voto a partir das zero hora do dia da eleição.

rlp/fp-lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG