guitarra de ar - Mundo - iG" /

Americano vence mundial de guitarra de ar

O americano Craig Hot Lixx Hulahan Billmeier conquistou o título mundial de air guitar ou guitarra de ar na cidade de Oulu, na Finlândia, na sexta-feira. Diante de uma platéia empolgada, os 20 maiores virtuoses do mundo demonstraram toda a sua habilidade nos instrumentos.

BBC Brasil |

Todas as atenções estavam voltadas para o campeão mundial Ochi "Dainoji" Yosuke, do Japão, mas quem roubou o show foi o americano Hot Lixx Hulahan.

Ele acabou com o reinado do japonês e se transformou no 13º campeão mundial de guitarra de ar.

Hot Lixx Hulahan derrotou competidores da Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e de vários países europeus.

Heróis da guitarra
A guitarra de ar ganhou popularidade na década de 70, quando os longos solos das bandas de rock inspiraram adolescentes a se agarrarem a raquetes de tênis ou a qualquer outro objeto semelhante para imitar os heróis da guitarra.

Em 1996, aconteceu a primeira edição do evento em Oulu. Desde então, surgiram vários torneios nacionais que permitem uma apresentação de um minuto de duração.

Ninguém precisa saber tocar guitarra para participar, mas o vencedor é aquele que se apresenta da forma mais realista possível - e transcende a imitação.

Os juizes dão notas seguindo critérios como "mérito técnico" (proximidade às notas originais), "presença de palco" e "airness", que é definido pelos organizadores como a capacidade da apresentação de "transcender da imitação de uma guitarra de verdade e virar uma forma de arte em si".

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG