Americana que esteve presa no Irã encontra Ahmadinejad

Segundo rede ABC, em Nova York, Sarah Shourd pediu ao presidente iraniano pela libertação de namorado e amigo

iG São Paulo |

A americana Sarah Shourd, libertada depois de ter ficado presa por mais de um ano no Irã sob a acusação de espionagem, reuniu-se nesta sexta-feira com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, em Nova York para solicitar a libertação de seu namorado e um amigo, segundo a rede ABC.

"Falar com o presidente iraniano é algo pelo que rezei muito tempo na prisão", disse Shourd ao canal ABC. "Quero agradecer o senhor Ahmadinejad por seu gesto de permitir que minha mãe e eu nos reuníssemos com ele, assim como as mães de Shane e Josh. Foi um gesto muito amável e um bom encontro", completou.

Sarah, 32 anos, detida em julho de 2009 no Irã, foi libertada na semana passada. Seu namorado, Shane Bauer, e seu amigo, Josh Fattal, continuam presos.

Eles são acusados pelas autoridades iranianas de serem espiões. No entanto, alegam que estavam praticando caminhada nas montanhas do Curdistão iraquiano e entraram por engano no território iraniano.

Na terça-feira, a americana, libertada após passar 410 dias presa no Irã, foi à Missão brasileira nas Nações Unidas para agradecer a ajuda do Brasil, que procurou convencer Teerã a liberá-la.

Sarah, que se reuniu com o chanceler brasileiro, Celso Amorim, também pediu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva continue pedindo para que seu noivo Shane Bauer e seu amigo Josh Fattal, que permanecem detidos no Irã, também sejam liberados.

Decisão

Os três americanos foram detidos há 14 meses por supostamente entrar de forma ilegal no Irã e foram acusados de espionagem. O crime é punido com a morte pela lei iraniana. No último dia 14, a Justiça libertou Sarah, aceitando o argumento de que a americana tinha o estado de saúde debilitado. Bauer e Fattal, porém, permanecem detidos e devem ir a julgamento.

Suas famílias alegam que os três entraram em território iraniano por engano, durante uma caminhada pelas montanhas do Curdistão, no norte do Iraque.


*Com BBC e AFP

    Leia tudo sobre: irãturista americanasarah shourdbrasileua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG