Americana processa Estado após ser atacada por chimpanzé

Uma americana está pedindo uma indenização de US$ 150 milhões do Departamento de Proteção Ambiental do Estado de Connecticut após ter sido gravemente ferida por um chimpanzé de quase 90 kg.

BBC Brasil |

Charla Nash foi atacada em fevereiro, quando se prontificou a ajudar uma amiga a encontrar seu animal de estimação, batizado de Travis.

Ao descer de seu carro, Nash foi atacada pelo chimpanzé, sofrendo fraturas nos ossos e ferimentos nos olhos, nas mãos e no crânio. O ataque só terminou minutos depois, quando policiais mataram o animal a tiros.

O advogado de Nash, Charles Willinger, disse ao jornal Connecticut Post que o Departamento de Proteção Ambiental falhou ao não retirar o chimpanzé de sua dona, com quem viveu por quase 14 anos.

Segundo a estação de TV local WPIX, biólogos do departamento tinham alertado autoridades estaduais, antes do ataque, que o macaco poderia ferir pessoas gravemente caso se sentisse ameaçado.

A promotoria, no entanto, ainda vai analisar o pedido da vítima para decidir se haverá um processo contra o Estado.

"As alegações parecem ser sem precedentes em termos da gravidade do caso", disse o promotor Richard Blumenthal ao mesmo jornal.

Travis

Nash também está processando a amiga dona do chimpanzé, Sandra Herold.

Segundo o jornal The Advocate, de Connecticut, o macaco era conhecido pela comunidade e chegou a estrelar comerciais da Coca-Cola e da rede de lojas de roupas Old Navy. Em 2003 ele fugiu e chegou a ficar desaparecido por duas horas.

A legislação do Estado de Connecticut permite que as pessoas tenham animais de estimação. Travis era domesticado e sabia vestir-se e tomar banho sozinho.

No site Friends of Charlie Nash, lançado por sua família, sua irmã diz que não "culpa Travis pelo ataque".

"Ele é um animal que agiu como tal. Viver em uma gaiola é cruel para esses animais e os leva a um estado de tortura mental", afirma. Nash segue internada em um hospital em Cleveland, no Estado de Ohio.

Leia mais sobre chimpanzé

    Leia tudo sobre: chimpanzé

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG