Americana detida no Irã diz que prisão foi grande mal entendido

No dia em que Sarah Shourd chegou aos EUA, líder iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, pediu que governo americano solte iranianos presos

iG São Paulo |

Ao chegar aos Estados Unidos neste domingo, a americana detida por 13 meses no Irã sob suspeita de espionagem Sarah Shourd disse que os outros dois americanos que foram presos com ela nunca espionaram ou cometeram crime algum. Ela classificou ainda a prisão deles como um “grande mal entendido”.

AFP
Sarah Shourd abraça a mãe, Nora, que a acompanhou em viagem de volta a Nova York
“Não é hora de celebrar”, disse a americana de 32 anos, durante entrevista em Nova York. “A única coisa que não me impedia de deixar a prisão do golfo rumo à liberdade sozinha era saber que Shane e Josh queriam, com todo coração, o fim do meu sofrimento”.

Sarah chegou a Nova York depois de passar por Omã, país que a recebeu depois de ser libertada, e fazer escala em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Na volta para casa ela esteve acompanhada por sua mãe e um tio.

Sarah foi detida próximo à fronteira do Irã com o Iraque em 31 de julho de 2009 com o noivo Shane Bauer e o amigo Josh Fattal. Segundo as famílias dos americanos, os três escalavam uma montanha no Iraque e acabaram parando em território iraniano por engano.

“Shane e Josh não merecem ficar um dia a mais do que eu na prisão. Não cometemos crime algum e não somos espiões. Não temos intenção de prejudicar o governo iraniano e seu povo”, ressaltou Sarah.

Ahmadinejad

Também neste domingo, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, chegou a Nova York para a Assembléia Geral da ONU, que tem início no dia 23.

Depois de o Irã libertar Sarah, Ahmadinejad pediu aos Estados Unidos que libertem oito iranianos que, segundo ele, estão detidos ilegalmente. Ele disse ainda que a libertação da turista americana foi um gesto humanitário de seu governo.

Em Nova York, Ahmadinejad se encontrará também com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, com quem discutirá temas relativos a Afeganistão e Oriente Médio, assim como pontos sobre o controverso programa nuclear iraniano.

*Com AP e Reuters

    Leia tudo sobre: irãturista americanasarah shourdeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG