Americana de 114 anos é a pessoa mais velha do mundo, com morte de portuguesa

Bogotá, 2 jan (EFE).- Uma americana de 114 anos, Gertrude Baines, tornou-se a pessoa de mais idade no mundo, após a morte da portuguesa Maria de Jesus, que tinha 115, segundo um site especializado em longevidade humana.

EFE |

O portal www.grg.org., do Grupo de Pesquisa Gerontológica (GRG, na sigla em inglês), com sede nos EUA, publica uma lista de "supercentenários", como denomina as pessoas de 110 anos ou mais, validada por certificados de nascimento oficiais.

Com a morte de Maria de Jesus, ocorrida hoje, os integrantes da lista se reduzem a 91, dos quais 82 são mulheres e somente 9 homens, segundo a organização liderada por Stephen Couves, um médico americano especialista em gerontologia.

Gertrude Baines, desde hoje a pessoa mais idosa do mundo, nasceu em 6 de abril de 1894 e vive atualmente na Califórnia.

A portuguesa Maria de Jesus, que liderou a lista por um mês e quatro dias, desde 26 de novembro, morreu hoje aos 115 anos e 114 dias na cidade de Tomar (região central de Portugal), informou sua família.

Nascida em 10 de setembro de 1983, ela morreu quando era levada de ambulância ao hospital de Tomar, devido a uma inflamação. Segundo a família, ela havia tomado café-da-manhã bem, mas tinha "alguns problemas devido à idade". EFE ar/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG