American Airlines cancela ao menos mil vôos para checagem de aeronaves

SÃO PAULO - A American Airlines cancelou ao menos mil vôos nesta quarta-feira para inspeção adicional em sua frota de MD-80 em atendimento a uma determinação da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês). A análise diz respeito a questões técnicas e não de segurança de vôos, ressaltou a empresa, em nota, em sua página eletrônica.

Redação com agências internacionais |


A paralisação afeta mais de um terço dos vôos da companhia programados para esta quarta-feira. No total, 460 vôos foram cancelados ontem e o restante, hoje.

O tipo de avião retirado de circulação é usado pela companhia em viagens de curto e médio alcance.

O presidente e executivo-chefe da American Airlines, Gerard Arpey, viu-se obrigado na última terça-feira a pedir desculpas publicamente por causa dos problemas causados aos passageiros.

A empresa disse que as inspeções estão relacionadas ao cumprimento de questões técnicas e "não com aspectos relacionados à segurança" dos vôos.

"Lamentamos e pedimos desculpas por causar mais uma vez inconveniência para nossos clientes, mas continuamos a trabalhar de boa-fé até atendermos a todas as questões técnicas exigidas", disse Arpey.


A American reacomodará os clientes em outros vôos da empresa ou naqueles operados por companhias no mesmo mercado. Os clientes serão notificados automaticamente das mudanças ou podem consultar o endereço eletrônico da companhia ou seus agentes de viagem, sublinhou no documento.

O aeroporto internacional Dallas Fort Worth, no Estado do Texas, foi um dos mais atingidos e, segundo fontes da empresa aérea, foram cancelados 251 chegadas e partidas, praticamente a metade da capacidade de operação do terminal.

A American Airlines e outras companhias aéreas americanas já foram obrigadas no final de março a cancelar centenas de vôos para a realização de uma inspeção mais rigorosa de seus aviões, o que gerou confusão e problemas nos aeroportos.

(*com informações da Efe, da AP e Valor)

    Leia tudo sobre: american

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG