diversidade ideológica, diz Iglesias - Mundo - iG" /

América Latina deve aceitar sua diversidade ideológica, diz Iglesias

O secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, relativizou nesta quinta-feira os confrontos entre alguns líderes da América Latina e pediu à região que aceite a diversidade ideológica, em declarações dadas durante o fórum empresarial da cúpula UE-América Latina de Lima.

AFP |

"Precisam aceitar a diversidade da América Latina, permitir que os governantes testem suas fórmulas", afirmou Iglesias, ao se referir aos embates ideológicos entre o modelo de viés socialista defendido por Venezuela, Equador e Bolívia, a centro-esquerda e a direita.

Nesse sentido, o secretário-geral ibero-americano minimizou esses confrontos, garantindo que há "poucos conflitos" na região e que "a América Latina tem uma capacidade de diálogo muito importante".

"No grosso do continente, vê-se que há cooperação", declarou, citando Chile e Peru, países com relações historicamente difíceis.

Já o presidente peruano, Alan García, abriu o fórum empresarial, do qual Iglesias participou, com duras críticas a governos de esquerda da região, acusando-os de ter "sistemas atrasados" e de "administrar a miséria".

Sem citar nomes, García pediu a esses governos que se abram, "sem restrições, sem complexos e sem temores", lembrando que "uma democracia de administração da miséria não é nem socialismo nem democracia, é simplesmente miséria".

mar/tt/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG