América do Sul apóia criação de Conselho de Defesa, diz Jobim

La Paz, 19 mai (EFE) - O projeto do Conselho Sul-americano de Defesa, cuja criação será discutida esta semana na Cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul), conta com o total apoio das nações da região, afirmou hoje em La Paz o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Falei com todos, há uma posição favorável à instituição do Conselho. Alguns mais entusiasmados e outros menos, mas há uniformidade na criação do Conselho, disse Jobim aos jornalistas, após se reunir com o presidente da Bolívia, Evo Morales.

EFE |

O ministro concluiu hoje em La Paz a última escala de uma viagem pela América do Sul na qual expôs a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de criar esse Conselho, assunto que será tratado na Cúpula da Unasul que será realizada em Brasília na próxima sexta-feira.

O Conselho pretende ser um espaço de integração na área de defesa na América do Sul, com uma posição comum nos fóruns internacionais e com o objetivo de "aproximar e integrar a indústria" de defesa da região, explicou Jobim sobre a iniciativa de Lula.

Questionado sobre as sugestões da Colômbia para criar este Conselho, o ministro declarou "que o presidente (Álvaro) Uribe entendeu que o tema é relevante".

Depois da Cúpula da Unasul, os Governos formarão um grupo de trabalho com dois delegados por cada país para perfilar o Conselho, que poderia se constituir antes do fim do ano.

O ministro de Defesa boliviano, Walker San Miguel, respaldou o projeto durante um discurso pronunciado no Colégio Militar de La Paz, onde Jobim recebeu uma condecoração do Exército da Bolívia pela ajuda brasileira durante as inundações registradas no país no início do ano.

Durante sua visita a La Paz, Jobim também analisou com San Miguel os acordos de cooperação vigentes entre ambos os países que alcançam a transmissão de conhecimentos em matéria de ciência e tecnologia militar e troca acadêmica entre os militares das duas nações. EFE ja/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG