Ameaça de ataques faz FBI recomendar aumento de vigilância

Washington, 23 set (EFE).- O FBI (polícia federal americana) enviou às Polícias locais dos Estados Unidos recomendações para que seja reforçada a vigilância em estádios e hotéis de luxo que possam ser alvos de ataques terroristas.

EFE |

Na semana passadam, o FBI e o Departamento de Segurança Nacional já tinham enviado recomendações similares aos sistemas de transporte público.

"Com o começo da temporada de esportes, como o futebol profissional e o universitário, milhares de pessoas frequentarão diferentes estádios", destacou um porta-voz, que ressaltou a necessidade de a segurança ser aumentada.

A experiência de países como Espanha e Paquistão mostra que os grupos terroristas atacam os sistemas de transporte público e os hotéis mais luxuosos. Foi nela que o FBI e o Departamento de Segurança Nacional basearam suas recomendações.

Embora essas advertências não sejam secretas, também não têm de ser difundidas à população, explicou o porta-voz.

Segundo o funcionário, as recomendações são feitas uma ou duas vezes por semana, e não significam que as autoridades têm conhecimento específico sobre algum plano de ataque terrorista.

"Apesar de o Departamento de Segurança e o FBI não terem informações sobre datas, lugares ou alvos de algum plano de ataque, achamos que é prudente as Polícias locais reforçarem a vigilância em relação a alvos e táticas de atividades terroristas", escreveram as autoridades num comunicado.

Ontem, as autoridades americanas informaram que estão à procura de cerca de dez pessoas relacionadas a um suposto plano terrorista descoberto na semana passada.

As investigações se concentram em Denver (Colorado) e Nova York, onde três homens de origem afegã já foram detidos. EFE jab/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG