Alteração em mitocôndrias aumenta risco de degeneração nos olhos com idade

Washington, 6 mai (EFE) - Uma variação genética das mitocôndrias aumenta o risco de uma pessoa desenvolver uma degeneração macular relacionada com a idade e que causaria cegueira, segundo um artigo que será publicado na revista Public Library of Science. Uma equipe de pesquisadores estudou a variação no DNA da mitocôndria, uma pequena estrutura celular que transforma os nutrientes em trifosfato de adenosina (ATP), composto que atua como combustível da célula. A pesquisa é a primeira que estuda o genoma da mitocôndria em busca de mudanças associadas com a degeneração macular relacionada com a idade, a principal causa de cegueira entre as pessoas caucasianas com mais de 50 anos. A maioria das pessoas não se dá conta de que temos dois genomas, assinalou o autor principal do artigo, Jeff Canter, do Centro para a Pesquisa Genética Humana. Temos o genoma nuclear, ou genoma humano, que é o que recebe toda a atenção nos artigos de divulgação popular, e temos, além disso, este pequeno genoma na mitocôndria de cada célula, explicou. Canter e sua equipe estudaram se uma variação particular do genoma da mitocôndria está vinculado à doença. A mudança genética está presente em quase 10% dos caucasianos e é conhecido como haplogrupo mitocondrial T.

EFE |

No estudo da evolução molecular, um haplogrupo é um grupo grande de haplótipos ou séries de alelos em lugares específicos de um cromossomo.

"Suspeitamos de que esta variante seja uma de um pequeno grupo de variações genéticas importantes que causam a degeneração macular com a idade", indicou Canter. "Sabendo disto, temos melhores probabilidades de prever com certeza quem terá a doença", acrescentou.

A degeneração macular com a idade afeta cerca de dez milhões de pessoas nos Estados Unidos e lhes priva da visão central aguda necessária para atividades cotidianas como a leitura, dirigir e a identificação de rostos. EFE jab/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG