passaportes legítimos , alerta FBI - Mundo - iG" /

Al-Qaeda recruta ocidentais com passaportes legítimos , alerta FBI

O diretor do FBI, a Polícia Federal americana, Robert Mueller, afirmou nesta terça-feira que a rede Al-Qaeda recruta ocidentais com passaportes legítimos, depois de denúncia similar feita pelo diretor da CIA, Michael Hayden.

AFP |

"A Al-Qaeda utiliza zonas no Afeganistão (...) com campos de treinamento menores, e as informações que temos apontam que, entre as pessoas que recrutam, estão ocidentais", declarou Mueller, durante uma audiência no Congresso para tratar do orçamento do FBI do ano fiscal 2009.

Segundo Mueller, a Al-Qaeda recruta ocidentais, "porque pensa que pessoas com passaportes legítimos, com um passaporte europeu, ou americano, evitam mais facilmente os olhares e podem entrar nos Estados Unidos".

"É uma ameaça atual que nós, a CIA (...) levamos a sério", frisou.

No domingo, o diretor da CIA, Michael Hayden, disse que a Al-Qaeda estava treinando em suas fileiras militantes de aspecto "ocidental" que poderiam, perfeitamente, entrar despercebidos nos EUA para cometer atos de terrorismo.

Em seu relatório anual publicado em fevereiro, os serviços americanos de inteligência advertem sobre a ameaça de um ataque terrorista da Al-Qaeda nos EUA, ao afirmar que, desde 2006, cresceu o recrutamento de ocidentais nos santuários da rede no Paquistão.

chl/tt/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG