Alpinista espanhol será o primeiro diabético a viajar ao espaço

Vitoria (Espanha), 26 dez (EFE).- Um alpinista espanhol se transformará em setembro de 2009 no primeiro diabético a ir ao espaço, em uma viagem orbital ao redor da terra, onde participará de três experimentos científicos relacionados à doença e testará um novo tipo de insulina.

EFE |

Josu Feijoo, natural da cidade espanhola de Vitoria, já havia testado outras vezes novas técnicas, como as que permitem transmitir os valores de glicose no sangue aos médicos em tempo real e de qualquer lugar do mundo, segundo ele mesmo explicou em entrevista à Agência Efe.

O alpinista poderá ir ao espaço graças ao patrocínio de um empresário e sairá em setembro de 2009 na nave VSS Enterprise, de propriedade da Virgin Galactic, que será lançada da base do deserto de Mojave, na Califórnia (EUA), e alcançará uma altura de 135 mil metros.

No espaço, o espanhol testará uma nova insulina que já foi experimentada em terra com animais e com pacientes diabéticos, que permite aplicar injeções da substância apenas três vezes por semana, em vez de diariamente.

O efeito da nova insulina dura entre 48 e 55 horas, e a experiência busca comprovar se seus efeitos não se perdem no espaço exterior.

Para isso, Feijoo fará a viagem com valores de glicose no sangue altos e não usará insulina até que esteja no espaço.

Também testará um novo medidor de glicose com um sistema de tele-medicina incorporado, e que a cada 15 minutos transmitirá à Terra os resultados da análise.

O terceiro experimento consistirá em retirar 10 mililitros de sangue para verificar se os níveis de proteínas variam na ausência de gravidade. EFE rmv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG