Almoço para Obama terá Baião de Dois e sorvete de graviola

Tradicional corte brasileiro, a picanha também está no menu, acompanhada de vinhos tintos nacionais

Severino Motta, iG Brasília |

Divulgação
Feijão, arroz, carne seca e queijo coalho: O tradicional Baião de Dois
O Itamaraty fechou o cardápio do almoço presidencial que será oferecido por Dilma Rousseff a Barack Obama. Logo após uma leve salada verde, o americano será brindado com o tradicional Baião de Dois, manteiga de garrafa e com o corte bovino mais apreciado no país: a picanha. No menu constam ainda vinhos tintos, brancos e espumantes nacionais, sorvete de graviola e bolo de rolo pernambucano como sobremesa.

O almoço para Obama será servido sábado, no Itamaraty, logo após o encerramento do Fórum de CEO’s, que reunirá a partir de sexta-feira dirigentes de grandes empresas americanas e brasileiras.

O buffet está a cargo da empresa Porto Vittoria, que venceu a licitação para servir os almoços do Itamaraty. Os vinhos e espumantes são da Casa Valduga, também fornecedora licitada pela ministério e uma das vinícolas brasileiras mais premiada em concursos internacionais.

Formalidades
Ao contrário do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que apreciava um clima informal em suas recepções no Itamaraty, optando pelo sistema de “self-service” no buffet, e levando convidados como o ex-presidente George Bush para comer churrasco na Granja do Torto, Dilma pretende dar um ar mais formal ao encontro.

A presidente escolheu o serviço à francesa, onde cada um dos comensais fica sentado à sua cadeira e vai recebendo os pratos, um a um, na ordem em que devem ser consumidos.

Jantar
O governo brasileiro e a delegação americana estudam a possibilidade de Obama se encontrar com Dilma na residência oficial da presidente, o Palácio da Alvorada. O encontro se daria na noite de sábado, onde um jantar ou coquetel seria servido e os chefes de Estado teriam mais tempo para conversar.

Se o evento for confirmado, Obama pode partir para o Rio de Janeiro somente na manhã de domingo, e não na tarde de sábado, como está programado até o momento. Na capital fluminense, o americano fará seu principal discurso à nação brasileira.

    Leia tudo sobre: obamamenualmoçoitamaratydilmavisitabrasil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG