resistirá a mudança política , diz Hillary - Mundo - iG" /

Aliança EUA-Japão resistirá a mudança política , diz Hillary

WASHINGTON - A secretária americana de Estado norte-americana Hillary Clinton disse nesta quarta-feira, após a inédita vitória do Partido Democrático (centro esquerda) nas eleições japonesas, que os vínculos entre Estados Unidos e Japão resistirão a qualquer mudança política.

AFP |


"É uma mudança drástica, considerando que o Partido Democrata Liberal governou durante 50 anos, mas tenho muita confiança de que nossa relação e nossa aliança resistirão a qualquer mudança política".

O porta-voz do departamento de Estado, Ian Kelly, destacou que "os Estados Unidos esperam manter, desde o início, um diálogo fluido e próximo com o novo governo japonês sobre uma ampla gama de temas bilaterais, regionais e globais". "Temos muitas expectativas de que nossa aliança bilateral e global aumente com o novo governo".

O Parlamento do Japão empossou nesta quarta-feira o novo premiê, Yukio Hatoyama, que tem como objetivo aplicar uma política mais social, após 55 anos de governo da direita japonesa.

Hatoyama foi eleito por 327 dos 480 deputados japoneses, enquanto 119 votaram em Masatoshi Wakabayashi, o candidato do Partido Liberal Democrata, relegado agora à oposição.

O novo premiê planeja reforçar a diplomacia japonesa com uma atitude mais independente em relação aos Estados Unidos e uma aproximação dos países asiáticos, começando pela China.

Leia mais sobre Japão





    Leia tudo sobre: euahillary clintonjapão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG