Aliança de Merkel ganha com folga em eleições europeias

Berlim, 7 jun (EFE).- A aliança liderada pela chanceler alemã, Angela Merkel, formada pela União Democrata Cristã (CDU) e pela União Social Cristã (CSU), venceu hoje com folga as eleições europeias realizadas na Alemanha, segundo resultados oficiais provisórios.

EFE |

A CDU e a CSU obtiveram 38,6% dos votos, enquanto o Partido Social-Democrata (SPD), que faz parte da grande coalizão de Governo, foi o preferido de apenas 20,8% do eleitorado alemão.

Os Verdes receberam 11,7% dos votos, seguidos pelos liberais (FDP), com 11,1%, e do Partido da Esquerda, com 6,9%.

Apesar da ampla vitória, a CDU e a CSU tiveram quase seis pontos percentuais a menos dos votos que receberam nas eleições europeias de 2004, quando conseguiram 44,5%.

Os social-democratas não saíram do buraco no qual caíram no pleito anterior e ficaram próximos aos 21,5% registrados então.

A quantidade de votos para os Verdes se manteve estável entre o pleito de 2004 e o atual. O Partido da Esquerda perdeu em torno de um ponto percentual da preferência do eleitorado em relação às eleições anteriores.

Os liberais, por sua vez, sobem cinco pontos percentuais frente aos resultados de cinco anos atrás, quando obtiveram 6,1% dos votos.

Faltando quatro meses para as eleições legislativas na Alemanha, os resultados de hoje apontam para o fim da atual grande coalizão na Alemanha e apostam por uma nova aliança de centro-direita entre a CDU, a CSU e os liberais.

A participação eleitoral foi de 43%, 0,5 ponto percentual a menos do que em 2004. EFE jcb/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG