Alfonso Cano: um líder moderado para substituir Marulanda no comando das Farc

Alfonso Cano, considerado o líder ideológico das Farc e da tendência moderada da guerrilha, é o homem que assumirá o comando do mais antigo grupo armado rebelde da América Latina, após a morte do fundador e líder histórico Manuel Marulanda (Tirofijo).

AFP |

O comunicado das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia no qual o grupo reconhece a morte de Marulanda anuncia também a escolha de Cano para assumir o posto de comando da guerrilha.

Cano, que tem cerca de 50 anos e cujo verdadeiro nome é Guillermo León Sáenz Vargas, estudou Direito em uma universidade pública e era até então o ideólogo político e coordenador do bloco ocidental das Farc, que atua no sudoeste da Colômbia.

Alfonso Cano entrou para as Farc após militar nos anos 70 na juventude do Partido Comunista, do qual chegou a ser um dos principais líderes. Foi preso três vezes quando era dirigente estudantil, após uma série de protestos na Universidade Nacional.

Na década de 80, já nas fileiras das Farc, esteve à frente da fundação da União Patriótica, partido político criado como parte das negociações de paz entre a guerrilha e o governo do então presidente conservador Belisario Betancourt (1982-1986).

Após a ruptura dos diálogos e o início de uma campanha na qual mais de 3.000 militantes da União Patriótica foram assassinados, Cano assumiu de vez as atividades militares das Farc e recebeu a direção do bloco noroeste do grupo, na região bananeira de Urabá (fronteira com o Panamá).

Depois, Cano liderou a delegação da guerrilha nas negociações realizadas em Caracas em 1991 e em Tlaxcala (México) em 1992, quando sua figura, com uma espessa barba e grandes óculos, se tornou familiar para o público.

Pouco se sabe sobre sua vida privada. Um de seus irmãos, que abandonou as armas e se reincorporou à vida política, é membro do conselho de Bogotá pelo partido de esquerda Pólo Democrático.

hov/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG