forte terremoto que atingiu o Chile neste sábado. As ondas atingiram no máximo um metro de altura, menos que o previsto pelas autoridades. Não há informações sobre danos ou vítimas." / forte terremoto que atingiu o Chile neste sábado. As ondas atingiram no máximo um metro de altura, menos que o previsto pelas autoridades. Não há informações sobre danos ou vítimas." /

Alerta de tsunami no Havaí é cancelado

Autoridades cancelaram o alerta de tsunami emitido para o Havaí após o http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/02/27/forte+terremoto+atinge+o+chile+9411389.html target=_topforte terremoto que atingiu o Chile neste sábado. As ondas atingiram no máximo um metro de altura, menos que o previsto pelas autoridades. Não há informações sobre danos ou vítimas.

iG São Paulo |

AP
Oceano começa a recuar em Honolulu, após tsunami

Oceano começa a recuar em Honolulu, após tsunami

Uma operação para esvaziar as praias do Havaí começou por volta das 13h (horário de Brasília), após o Centro de Alertas para Tsunami no Pacífico ter informado que um tsunami causado pelo tremor no Chile poderia ter ondas de até 2,4 metros de altura e causar estragos em todo o litoral das ilhas havaianas.

Autoridades da defesa civil enviaram equipes de bombeiros aos bairros litorâneos e usaram alto-falantes pedindo que os moradores abandonassem as áreas.

Postos de gasolina em Honolulu estavam lotados com filas de carros de até 400 metros em algumas áreas, com moradores tentando abastecer seus carros antes de esvaziar a região. Ônibus patrulham praias e levam pessoas a parques em um processo voluntário que deve durar cinco horas.

O alerta para tsunami foi emitido para todo o Pacífico, o que incluiu o Havaí, a América do Sul e países asiáticos. "(Uma) ação urgente deve ser tomada para proteger vidas e propriedade", disse o texto. "Todos os litorais estão sob risco independente da direção em que estão."

AP
Turistas ignoram alerta e sentam para assistir tsunami em Honolulu

Turistas ignoram alerta e sentam para assistir
tsunami em Honolulu


Leia também:


Leia mais sobre terremoto

    Leia tudo sobre: chilehavaíterremoto no chile

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG