Alerta de tsunami é suspenso para Havaí após terremoto

Washington, 29 set (EFE).- O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico suspendeu hoje o alerta de tsunami após o terremoto de pelo menos 7,9 graus na escala Richter que atingiu uma extensa zona do Pacífico oriental.

EFE |

Um boletim indicou que a medida foi substituída por uma recomendação de vigilância perante o fenômeno.

"Com base em todos os dados disponíveis, não se espera que um grande tsunami atinja o estado do Havaí", indicou o boletim.

No entanto, advertiu que poderiam ocorrer mudanças nos níveis do mar e fortes correntes ao longo da costa que poderiam ser um perigo para nadadores, embarcações e praias.

"Portanto, está cancelado o alerta de tsunami para o Havaí, mas fica com efeito uma recomendação de vigilância", acrescentou.

O centro emitiu o alerta após o violento tremor que causou pânico na população das ilhas do Pacífico, incluindo o arquipélago de Samoa americana, onde a população fugiu para as zonas altas a fim de se proteger do que poderiam ser violentas ressacas.

No entanto, informações locais indicaram que as ondas não superaram os três metros de altura, mas provocaram algumas inundações. EFE ojl/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG