Alerta de furacão no leste de Cuba diante da proximidade de Ike

As autoridades de Cuba decretaram alerta de furação no leste do país, prevendo a chegada do perigoso Ike durante a madrugada, obrigando milhares de pessoas a deixarem suas casas.

AFP |

O Estado Maior Nacional da Defesa Civil decretou alerta máximo para as províncias de Guantánamo, Santiago de Cuba, Granma, Holguín, Las Tunas e Camagüey, segundo um comunicado.

Nas províncias de Havana e Cidade de Havana, de 2,2 milhões de habitantes, a população deve acompanhar a trajetória do furacão com atenção.

As províncias centrais de Ciego de Avila, Villa Clara, Sancti Spirítus, Cienfuegos, além da ocidental Matanzas, onde fica o principal ponto turístico de Cuba, o balneário de Varadero, também foram colocadas em "fase de alerta de furacão".

Ike, com ventos de 215 km/hora -força 4 na escala de cinco, é "extremadamente perigoso". O olho do furacão se move pelo sudeste das Bahamas e vai chegar à costa nordeste cubana na noite de domingo e à região central na segunda-feira, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Segundo o NHC, o furacão passará pela Flórida rumo ao Golfo do México, onde os Estados Unidos produzem mais de 26% de seu petróleo, e depois se dirigirá para a Luisiana.

mis/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG