Alerta de bomba força retirada de 2 mil pessoas da Torre Eiffel

O alerta foi dado após ligação anômima; estação de trem e metrô foi esvaziada momentaneamente também por alerta

iG São Paulo |

AFP
Torre Eiffel foi esvaziada por alerta de bomba
Cerca de 2 mil pessoas foram retiradas da Torre Eiffel e do parque que a cerca depois de um alerta de bomba. O alerta foi dado depois de uma ligação anômima para a companhia que gerencia o cartão-postal de Paris, disseram autoridades.

A polícia cercou a área da Torre Eiffel e cerca de mil pessoas foram levadas às margens do Rio Sena, segundo a mídia francesa. Inicialmente, um policial afirmou que cerca de 25 mil pessoas tinham sido retiradas da área. Ao menos 10 carros da polícia foram enviados ao complexo da Torre Eiffel.

A torre de 324 metros, construída em 1889, é uma das atrações turísticas mais populares do mundo. O esvaziamento da torre e do Parque Champ de Mars ocorreu calmamente às 21 horas (16 horas em Brasília), disse a polícia.

Transporte

Além da torre, a estação de trens e metrô Saint-Michel, no centro de Paris, foi esvaziada  na noite desta terça-feira, após alerta de bomba que se seguiu a um telefonema anônimo, informaram as empresas SNCF e RATP, responsáveis respectivamente pelos trens e pelo metrô parisienses. 

"A circulação dos trens foi logo interrompida entre (as estações) Paris-Austerlitz e Invalides (no centro de Paris). Ela foi retomada na linha C às 22h10" (locais, 17h10 de Brasília)", acrescentou a empresa. 

O tráfego não foi interrompido na linha B, mas os trens não pararam na estação durante este período, acrescentou.

As ameaças de bomba acontecem no mesmo dia da última votação no Senado francês da lei que proíbe o uso do véu islâmico integral a partir de 2011 em espaços públicos da França , onde reside a maior comunidade muçulmana da Europa.

O governo francês aumentou a segurança em certos locais entre 2 de agosto e 15 de setembro em parte por causa de ameaças da Al-Qaeda do Magreb Islâmico, segundo o canal TF1 da TV francesa.

*Com BBC

    Leia tudo sobre: françaparistorre eiffelbombaretirada

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG