Alencar volta à sala de cirurgia, mas passa bem depois de operação

(Atualiza com conclusão da cirurgia e declarações de médicos). São Paulo, 24 jul (EFE).- O vice-presidente José Alencar foi submetido hoje em São Paulo a uma nova cirurgia, apenas um dia depois de ter recebido alta após duas semanas internado para tratar um câncer.

EFE |

Fontes do hospital Sírio-Libanês disseram que Alencar, de 77 anos, foi internado na manhã desta sexta-feira com um quadro de dor abdominal devido a "uma nova obstrução intestinal baixa".

Alencar luta há 12 anos contra um câncer no abdômen que já o levou a 15 cirurgias, incluindo a colostomia pela qual passou hoje, em um procedimento que durou cerca de quatro horas e no qual o intestino é conectado a uma bolsa na parte de fora do corpo.

Segundo o médico Raul Cutait, que faz parte da equipe que o atende, Alencar "se comportou muito bem durante a cirurgia", não teve nenhuma complicação e "mais uma vez foi um bravo, um forte".

"Foi feito aquilo que se pretendia", disse Cutait, ao acrescentar que a colostomia "permanecerá enquanto se avalia o que pode ser feito com os tumores" que o vice-presidente tem no intestino grosso.

Na intervenção anterior, em 9 de julho, os médicos extraíram dez pequenos tumores que tinham causado outra obstrução intestinal.

Menos de um dia antes daquela operação, Alencar tinha recebido alta após passar três dias hospitalizado.

Depois de 16 dias internado, o vice-presidente tinha deixado o hospital nesta quinta-feira em ótimo estado e de bom humor. Alencar chegou a conversar com jornalistas que o aguardavam, aos quais expressou confiança em sua pronta recuperação.

"Não posso sair vitorioso em relação a minha guerra contra o câncer. Estou saindo vitorioso de uma batalha, mas não da guerra.

Não foi fácil sair da 14ª cirurgia, mas os resultados são animadores e estou muito confiante, mas consciente de que a guerra continua", disse Alencar ontem à noite. EFE ed/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG