Alemão confessa liderar grupo que planejou atentados na Alemanha

Berlim, 8 ago (EFE).- O alemão convertido ao Islã Fritz Gelowicz confessou ser o líder do denominado quarteto de Sauerland, no oeste da Alemanha, a célula islâmica desmantelada em 2007 quando se preparava para cometer vários atentados em série com carro-bomba em território alemão.

EFE |

A notícia foi divulgada pelo jornal "Der Spiegel" após a sessão de segunda-feira na Audiência de Düsseldorf, onde os supostos integrantes do grupo são julgados e na qual serão apresentadas as confissões deles perante agentes do Departamento Federal Criminal (BKA, na sigla em alemão).

Gelowitz e outro dos acusados, o teuto-turco Adem Yilmaz, admitiram as acusações feitas pela Promotoria, entre elas a de pertencer à União para a Jihad Islâmica (IJU), assim como ter recebido instruções para cometer esses atentados após passar por um campo de treinamento paquistanês.

O julgamento do Quarteto de Sauerland começou em abril e, em junho, após várias audiências nas quais os acusados não apresentaram qualquer declaração, Yilmaz anunciou que desejava de confessar por "aborrecimento", depois do que os outros decidiram fazer o mesmo.

A Promotoria acusa o quarteto de ter planejado quatro atentados simultâneos, provavelmente no aniversário do 11 de Setembro e com a intenção de causar maiores danos que os registrados em Nova York e Washington em 2001 ou em Madri e Londres.

O grupo foi desmantelado em 4 de setembro de 2007, após meses de observação e diante da evidência de que estavam preparados para agir, já que tinham recebido ordens do Paquistão.

O grupo é integrado por dois alemães convertidos ao Islã - Gelowicz e Daniel Schneider- e dois teuto-turcos - Yilmaz e Atila Selec, com idades entre 23 e 30 anos.

Um dos carros-bomba devia ser atirado contra a maior base americana na Europa, a de Ramstein, oeste do país, e o ataque aconteceria em 11 de setembro de 2007, segundo a acusação. EFE gc/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG