(atualiza com números do aeroporto de Frankfurt). Berlim, 11 jan (EFE).- O alerta pelas nevascas que afetaram a Alemanha nos últimos dias foi suspenso e o tráfego aéreo do país foi normalizado depois do cancelamento de pelo menos 350 voos no aeroporto de Frankfurt no último final de semana.

No total, 414 mil toneladas de neve foram retiradas das pistas do aeroporto, o maior da Alemanha.

Apesar de a neve ter dado uma trégua no noroeste da Alemanha, os serviços meteorológicos já anunciam uma nova onda de frio com a chegada do anticiclone "Bob".

O tráfego ferroviário continua afetado por atrasos e interrupções temporárias. Algumas localidades do litoral báltico e do estado federado de Mecklenburg-Vorpommern ainda estavam isoladas hoje, assim como a ilhas Fehrman e Rügen.

Dezenas de motoristas ficaram presos entre blocos de neve na madrugada passada, embora os serviços de defesa civil tenham afirmado que não houve a situação de caos que temiam.

A federação de bombeiros alemães (DFV, na sigla em alemão) orientou os cidadãos a enfrentarem com tranquilidade as dificuldades do mau tempo e alertou os motoristas de que precisarão de mais tempo para seus deslocamentos.

Toda a Alemanha ficou coberta pela neve no final de semana passado em consequência da passagem da tempestade "Daisy", situação que não ocorria em proporções similares desde 1997.

O Instituto Alemão de Meteorologia prevê que as temperaturas no país vão continuar abaixo de zero, pelo menos até o próximo final de semana, por causa da chegada de "Bob". EFE gc/bba

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.