Alemanha retirará tropas do Afeganistão em 2011

País tem o terceiro maior contingente militar estrangeiro em território afegão, com cerca de 6,4 mil soldados no norte

Reuters |

A Alemanha pretende começar a retirar tropas do Afeganistão no fim de 2011, uma década depois do começo da guerra, segundo um relatório do governo apresentado na segunda-feira.

No mês passado, a Otan decidiu iniciar em meados de 2011 a transferência da segurança em algumas áreas para as forças afegãs, e que todo o controle deverá ser entregue até o final de 2014.

O relatório do governo alemão, que envolveu quatro ministérios, disse que a retirada dos soldados "que não sejam mais necessários" deve começar "no fim de 2011 ou começo de 2012 - desde que a situação permita".

Forças

A Alemanha tem o terceiro maior contingente estrangeiro no Afeganistão, com cerca de 4,6 mil soldados no norte do país, região onde a violência cresceu muito nos últimos meses.

A participação das forças alemãs no conflito é muito impopular na Alemanha. No ano passado, um comandante militar e um ministro caíram no ano passado por causa de bombardeio que matou civis afegãos. Além disso, o ex-presidente Horst Koehler renunciou neste ano por dizer, durante uma visita ao Afeganistão, que a Alemanha deveria usar suas Forças Armadas para apoiar seus interesses comerciais no exterior.

    Leia tudo sobre: alemanhaafeganistãotropas2011

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG