Alemanha recorda a queda do Muro e a trágica Noite dos Cristais

A Alemanha recorda neste domingo o aniversário de dois importantes capítulos de sua história, um dos mais tristes, o pogrom antijudeu de 1938, e um dos mais alegres, a queda do Muro de Berlim, em 1989.

AFP |

Este ano, as comemorações se centrarão principalmente no 70º aniversário do pogrom antijudeu, conhecido na Alemanha sob o nome "Kristallnacht", a Noite dos Cristais, quando milhares de janelas e vitrines foram quebradas pelos nazistas que atacaram sinagogas, lojas e casas judias e prenderam mais de 30.000 pessoas, marcando o início do Holocausto.

No ano que vem as comemorações públicas serão pelo 20º aniversário da derrubada do Muro de Berlimm, que provocou o fim do governo comunista da Alemanha Oriental e, onze meses depois, deu lugar à reunificação do país.

Neste domingo, em Berli, está previsto apenas um ato no qual se colocará um ramo de flores em memória das pessoas que morreram tentando cruzar o Muro.

A chanceler Angela Merkel participará, junto com sobreviventes do pogrom, emuma cerimônia na sinagoga de Rykestrasse de Berlim, a maior da Alemanha e uma das poucas que não foram destruídaspelos nazistas.

dlc-fc/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG