Alemanha fará eleições gerais em 27 de setembro de 2009

Berlim, 4 set (EFE) - As próximas eleições gerais na Alemanha serão realizadas em 27 de setembro de 2009, com o que se completarão os prazos para esgotar a atual legislatura, anunciou hoje o titular de Interior alemão, Wolfgang Schäuble.

EFE |

O ministro aprovou hoje a proposta, que será submetida à aprovação do Governo e à assinatura do presidente do país, Horst Köhler.

Schäuble abordou antes esta questão com os partidos com representação parlamentar e com os estados federados que devem convocar pleitos regionais em aproximadamente um ano (Sarre, Turíngia e Saxônia), os quais poderiam ocorrer nesse mesmo dia.

Nas últimas eleições gerais, em 18 de setembro de 2005, a União Democrata-Cristã (CDU) da hoje chanceler, Angela Merkel, venceu com pequena margem de diferença com relação ao Partido Social-Democrata (SPD) do então chefe do Governo, Gerhard Schröder.

De acordo com o previsto, Merkel se apresentará à reeleição, enquanto o SPD tem que decidir quem será seu candidato.

Alguns analistas acreditam que o escolhido não será o atual líder da formação, Kurt Beck, mas o ministro de Exteriores e antigo homem de confiança de Schröder, Frank-Walter Steinmeier. EFE gc/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG