Alemanha espera fim das atuações unilaterais dos EUA

Berlim, 20 jan (EFE).- O Governo da Alemanha espera que o novo presidente americano, Barack Obama, aposte na cooperação internacional e acabe com as atuações unilaterais de seu país na hora de resolver conflitos.

EFE |

A chanceler alemã, Angela Merkel, se disse convicta de que Obama abrirá uma nova era de cooperação internacional marcada pelo diálogo.

As decisões deverão se tomar sobre a base de que "um só país não pode resolver os problemas do mundo, o que só conseguiremos trabalhando juntos", assinalou hoje Merkel em declarações à primeira cadeia da televisão pública alemã "ARD".

Igualmente, reivindicou das novas autoridades americanas uma maior aposta multilateral para resolver a crise financeira mundial, "o que significa que para os Estados Unidos, também chegou a hora de, em acordos internacionais, pôr à disposição das organizações internacionais uma parte de sua própria soberania".

Isso significa também que Washington "deverá aceitar regras vinculativas para os mercados financeiros", disse Merkel, comentando que Obama deve visitar a Alemanha em 3 de abril, nos festejos pelo aniversário da Otan. EFE jcb/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG