Alemanha e EUA definem projeto para aumentar segurança civil

Berlim, 11 fev (EFE).- Os Governos da Alemanha e dos Estados Unidos realizarão um grande projeto de pesquisa e desenvolvimento para aumentar a segurança civil, ao qual o gabinete ministerial, sob as ordens da chanceler alemã, Angela Merkel, deu hoje sinal verde.

EFE |

Trata-se de um projeto para garantir o funcionamento do fornecimento de energia elétrica, das redes de tráfego e telecomunicações em caso de catástrofes naturais, terrorismo, crime organizado ou grandes acidentes, disse a ministra de Educação e Pesquisa alemã, Annette Schavan.

Acrescentou que o acordo a respeito será assinado em breve com a secretária de Segurança Nacional dos EUA, Janet Napolitano, e será o primeiro tratado entre a Alemanha e os EUA desde a chegada ao poder do novo presidente americano, Barack Obama.

Schavan ressaltou que, para os dois países, é importante aproveitar a cooperação no âmbito da pesquisa e tecnologia "em benefício de nossos interesses comuns de segurança transatlânticos".

A ministra alemã se mostrou convencida de que os Estados Unidos e a Alemanha assinarão acordos semelhantes em outros campos, como a defesa do meio ambiente e a luta contra a mudança climática, assim como o desenvolvimento de energias renováveis. EFE jcb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG