Alemanha diz que brotos de feijão podem estar por trás do E.coli

Autoridades levantam possibilidade de sementes terem provocado surto de nova versão da bactéria, que já matou 22 pessoas

Reuters |

Uma autoridade alemã disse neste domingo que brotos de feijão cultivados localmente podem ser a "mais convincente" causa do surto da bactéria E.coli que matou 22 pessoas e deixou mais de 2 mil doentes em toda a Europa. O ministro da agricultura no estado de Lower-Saxony, próximo a Hamburgo, Gert Lindemann, disse em uma coletiva de imprensa que uma empresa na região de Uelzen tinha sido fechada e os resultados dos testes eram previstos para segunda-feira.

"Havia uma trilha muito clara ( para esta empresa ) como a fonte da infecção", disse Lindemann em uma conferência transmitida pela N-TV. Ele pediu que os consumidores do norte da Alemanha não comam nenhum tipo de broto. "É a mais convincente...fonte para a doença E.coli", disse.

Mais cedo, uma autoridade do governo havia afirmado à Reuters que investigadores haviam identificado brotos de feijão como a possível origem da bactéria. A autoridade disse que funcionários conseguiram rastrear precisamente as rotas de abastecimentos desses brotos.

Autoridades têm corridos para encontrar a origem do patógeno, que infectou pessoas em 12 países --sendo que todos haviam viajado para o norte da Alemanha. Muitos deles desenvolveram a Síndrome Urêmica Hemolítica (HUS), uma complicação potencialmente fatal que ataca os rins.

O tipo raro de E.coli tem a capacidade de furar a parede do intestino, onde libera toxinas, o que causa às vezes diarréia com sangue e problemas renais. Alguns pacientes necessitam de cuidados intensivos, como diálise.

Em comunicado, o ministério afirmou que os brotos de feijão da companhia foram entregues a restaurantes e empresas que prestam serviços de alimentação nos estados de Hamburgo, Schleswig-Holstein, Mecklenburg-Vorpommern, Hesse e Lower Saxony.

    Leia tudo sobre: E.colisurtobactéria

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG