Alemanha comemora disposição dos EUA de negociar com Irã

Berlim, 10 abr (EFE).- O ministro de Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, expressou hoje sua satisfação com a disposição mostrada pelo Governo dos Estados Unidos de se somar às negociações diretas com o Irã sobre seu conflituoso programa nuclear.

EFE |

"A decisão do Governo dos EUA de participar no futuro diretamente das negociações (do grupo) E3+3 com o Irã ressalta a seriedade da nova iniciativa americana em sua política em direção ao Irã", assinala uma nota emitida pelo escritório de Steinmeier.

Acrescenta que "a participação direta dos Estados Unidos nessas conversas concede um peso a mais à oferta dos americanos de mudar basicamente suas relações com o Irã".

"Apelo ao Irã para que aproveite a oportunidade de um novo começo nas relações entre os dois países, após longos anos de incomunicação", acrescenta o comunicado oficial.

Finalmente, ressalta que, "em vez de provocações desnecessárias, agora são necessários passos construtivos para criar uma relação de confiança mútua".

Os diretores políticos do grupo E3+3, formado pelos cinco países com veto no Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, China, Grã-Bretanha e França) mais a Alemanha acertaram na quarta-feira em Londres que o responsável de política de Segurança e Exterior da UE, Javier Solana, convide um alto funcionários iraniano para uma reunião com representantes dos seis países. EFE jcb/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG