Alemanha anuncia preparação de pacote de ajuda ao Afeganistão

Berlim, 25 jan (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anunciou hoje a elaboração de um pacote que definirá a futura contribuição do país no Afeganistão, especialmente no campo civil.

EFE |

A líder da União Democrata-Cristã (CDU) disse que debaterá o assunto com a coalizão governamental - União Social-Cristã (CSU-Baviera) e Partido Liberal.

A nova estratégia alemã levará em conta a proteção militar da população civil, a formação das forças de segurança afegãs e, sobretudo, medidas para ajudar na reconstrução do país.

Merkel sublinhou, no entanto, que tudo isso terá que ser em consenso com os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Apesar da iniciativa, o Governo federal não delineará de forma definitiva o plano até conhecer os resultados da cúpula de Londres sobre o futuro do Afeganistão, marcada para quinta-feira.

A contribuição da Alemanha será tema de uma conversa entre Merkel e o presidente afegão, Hamid Karzai. Amanhã, os dois participam em Berlim um jantar de trabalho e, na quarta-feira, de um café-da-manhã.

Merkel deve também nesta quarta-feira fazer uma declaração de Governo perante o Bundestag (Parlamento alemão) sobre o Afeganistão.

EFE jcb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG