amplo ceticismo sobre ampliação da Otan - Mundo - iG" /

Alemanha adverte para amplo ceticismo sobre ampliação da Otan

Berlim, 2 abr (EFE).- O ministro de Exteriores da Alemanha, Frank Walter Steinmeier, advertiu para o amplo ceticismo existente na Europa perante o apoio dos Estados Unidos à entrada de Ucrânia e Geórgia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

EFE |

Em entrevista publicada hoje pelo diário "Leipziger Zeitung", em razão do início da Cúpula da Otan em Bucareste, Steinmeier ressalta que as eleições presidenciais do ano passado na Geórgia demonstraram que esse país "não se encontra em um caminho seguro e estável".

Após ressaltar que na Ucrânia existe uma grande oposição à entrada na Otan, o ministro de Exteriores alemão reconhece que estes fatos são avaliados de maneira diferente por Europa e Estados Unidos.

Além disso, destaca e adverte que, após o reconhecimento da independência do Kosovo mesmo com a oposição de Moscou, a Alemanha alcançou "os limites de sua política Externa em relação à Rússia".

Steinmeier diz que "não existem razões para forçar mais uma vez este ano as relações com a Rússia", após o conflito sobre a soberania do Kosovo.

No entanto, afirma que a cúpula de Bucareste servirá para "dar uma grande quantidade de passos praticáveis para estreitar a relação" entre a Otan e Geórgia e Ucrânia, mas que não é necessário decidir nesta reunião sobre entrada desses dois países na Aliança.

EFE jcb/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG