Álcool orgânico vira mania nos Estados Unidos

Rigby, Idaho - Chame de ambientalismo hedonista ou simplesmente de bebedeira eco-consciente. De qualquer forma, uma quantidade cada vez maior de pessoas quer seu martíni mais limpo e passou a encher os copos unicamente com bebidas orgânicas.

AP |

"Eu fazia compras no mercadão, usava produtos frescos nos meus coquetéis e realmente amava essa experiência", disse Allison Evanow, que em 2005 criou uma das primeiras bebidas totalmente orgânicas dos Estados Unidos, a vodka Square One. "Toda a filosofia de cozinha orgânica ainda não tinha atingido o bar. Quando tive a idéia eu pesquisei um pouco e resolvi 'Isso parece um objetivo que precisa ser atingido'".

Até então, o mercado concorda. Pelo menos três redes de hotéis - Marriott, Ritz-Carlton e Kimpton Hotel - oferecem bebidas orgânicas em seus bares. O chef celebridade Gordon Ramsay oferece coquetéis de Square One em seu mais novo restaurante.

Para ser certificado pelo Departamento de Agricultura dos EUA como um álcool orgânico, a bebida precisa ser feita de ingredientes cultivados em fazendas orgânicas certificadas e processada em distilarias igualmente reconhecidas. Isso significa que não haverá pesticidas ou fertilizantes nos grãos e nitrogênio ou outros químicos no processo de distilamento.

As distilarias orgânicas chegam a ter regras rígidas sobre que tipo de controle contra pestes pode ser usado para evitar roedores e outros animais nos armazéns.

"Ser orgânico significa que somos mais legais com a Terra", disse Evanow. "Para obter esse certificado não se pode fingir ao colocar ácido cítrico e glicerina na garrafa para mascarar o sabor. Há muita qualidade envolvida no processo".

A maioria dos consumidores conhece vinho ou cerveja orgânicos, disse Matthew Von Ertfelda, vice-presidente dos restaurantes e bares do Marriott International. Destilados orgânicos são a próxima fase.

"A tendência orgânica e verde está se espalhando agora e nossos hóspedes estão mais exigentes em relação a suas bebidas", disse Ertfelda.

Coquetéis sempre foram suscetíveis à moda. Pense na quantidade de pessoas que pedem seu martíni agitado e não mexido depois que James Bond proferiu a famosa sentença, ou nas mulheres que pedem cosmopolitans, graças à Carrie Bradshaw do sucesso da tevê 'Sex and the City'.

Leia mais sobre: bebidas

    Leia tudo sobre: bebidas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG