Alan García marcha em Lima por paz na Colômbia e liberdade de reféns das Farc

O presidente do Peru, Alan García, liderou neste sábado uma passeata muito concorrida, em Lima, pela paz na Colômbia e a libertação dos reféns das Farc, como parte de uma jornada mundial de protestos marcada para amanhã contra essa guerrilha colombiana, informou a televisão local.

AFP |

As imagens mostraram Garcia com a bandeira da Colômbia durante a marcha, junto ao embaixador colombiano, Álvaro Pava, no distrito limenho de Miraflores.

Os colombianos vão realizar neste domingo grandes passeatas e shows em seu país e no exterior como parte de sua festa nacional, e para pedir a libertação de mais de 2.800 reféns, num protesto estimulado pelos 15 reféns da guerrilha das Farc resgatados há duas semanas.

Uma cerimônia especial será realizada em Leticia, cidade amazônica colombiana na fronteira com Brasil e Peru, coincidindo com a parada militar que celebra a declaração da independência da Colômbia em 1810.

Em Leticia, o desfile será aberto com o hino nacional colombiano cantado por Shakira. Estarão presentes o presidente colombiano Alvaro Uribe, e seus colegas Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Alán García (Peru), que terão uma reunião tripartite.

Sob o lema "Liberdade já", as manifestações serão realizadas em mais de mil cidades colombianas e em cerca de 80 cidades do mundo, incluindo um show na Praça Trocadero de Paris, que será assistido pela franco-colombiana Ingrid Betancourt, que estava entre os 15 reféns libertados.

rc/elg/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG