Al Qaeda assume autoria de atentado contra banco no Iraque

Ação que causou 26 mortes e deixou 53 feridos

EFE |

O conglomerado de grupos terroristas Estado Islâmico do Iraque, liderado pela Al Qaeda, assumiu a autoria do atentado do último dia 20 contra o Banco Comercial iraquiano em Bagdá, ação que causou 26 mortes e deixou 53 feridos.

Segundo um comunicado desta coalizão, que recentemente atentou contra outro banco da capital iraquiana, o ataque foi realizado por dois suicidas que a organização chama de "Mártires" e "Cavalheiros".

Após passar por vários postos de controle, o primeiro suicida detonou o carro-bomba que conduzia enquanto o outro entrou na sala principal do banco e detonou uma bomba, segundo o texto.

"Com a bondade de Alá, a maioria das plantas do edifício foram destruídas, e a maioria dos dirigentes bancários e membros da Segurança que se encarregavam da proteção foram mortos", diz a nota publicada nesta quarta-feira em várias páginas islamitas na internet.

A coalizão explica que o alvo de seu atentado desta vez foi o banco "estabelecido pelos Cruzados com o começo da ocupação para que fosse o principal responsável por guardar os fundos financeiros para os sucessivos Governos" do país.

Além disso, descreve o banco como "a sede das grandes práticas bancárias relacionadas com o roubo das riquezas petrolíferas do país".

A organização ainda acusa o Governo de Bagdá e os partidos políticos de se apropriarem indevidamente das transferências estrangeiras destinadas a investir no Iraque e de utilizar este dinheiro para financiar as milícias.

O Estado Islâmico do Iraque assumiu no último dia 17 a autoria de outro atentado, realizado no dia 13 contra outra instituição financeira, o Banco Central do Iraque, no qual morreram pelo menos 15 pessoas.

Em julho de 2009, o então governador do Banco Central iraquiano, Sinan al Shabibi, saiu ileso de uma tentativa de assassinato em um atentado a bomba em Bagdá.

    Leia tudo sobre: Al QaedaIraqueatentado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG