Al Gore diz que Obama promoverá acordo para reduzir emissões poluentes

POZNAN - O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Nobel da Paz Al Gore afirmou nesta sexta-feira, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que o presidente eleito do país, Barack Obama impulsionará um acordo para conseguir a redução de emissões em todo o mundo.

EFE |

Gore definiu Obama como a grande esperança na luta contra a mudança climática.

"Sim, nós podemos", disse Gore, usando o lema do novo líder americano, para terminar um discurso que começou com uma advertência: "A terra, nosso lar, está em perigo".


Nobel da Paz Al Gore discursa na Polônia / AP

O prêmio Nobel da Paz afirmou que, com o novo governo americano, Washington deixará de ficar à margem da comunidade internacional e impulsionará um acordo ao qual muitos países ainda resistem.

"Pode ser feito, vamos finalizar o caminho em Copenhague, é algo mais que um dever político, é uma questão moral", afirmou, sendo bastante aplaudido, em referência ao próximo encontro da ONU na capital dinamarquesa, onde, em 2009, deverá ser adotado um novo acordo que substitua o Protocolo de Kioto.

Para Al Gore, a "sobrevivência da espécie humana" está em jogo se não forem adotadas medidas concretas para reduzir os gases poluentes, o que, segundo assegurou, Obama tornará possível.

"Barack Obama disse que Washington falhou antes, mas isso mudará quando eu chegar", afirmou.

A mensagem de otimismo, disse, também chega de países como Brasil e China, cada vez mais envolvidos na guerra contra a mudança climática.

Um esforço pelo meio ambiente criará empregos verdes e investimentos ecológicos capazes de impulsionar a economia em crise, insistiu o ex-vice-presidente americano, que ressaltou a "revolução verde" proposta na quinta-feira pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

A conferência de Poznan avança cada vez mais em direção a um acordo sobre o fundo de adaptação à mudança climática para os países mais pobres, até agora bloqueado.

Leia mais sobre clima

    Leia tudo sobre: aquecimento globalclima

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG