Air France vai acelerar mudança de sensores de velocidade

Paris, 9 jun (EFE).- A companhia Air France vai substituir em poucos dias os sensores encarregados de medir a velocidade de seus aviões dos modelos A330 e A340, acelerando o calendário para essa troca, anunciou hoje o Sindicato Nacional de Pilotos de Linha (SNPL).

EFE |

A Air France disse em comunicado recente que havia "acelerado" seu programa de substituição dos sensores de velocidade, lançado em 27 de abril, após ter constatado desde maio de 2008 que alguns dos originais tinham causado "incidentes de perdas de informações".

A companhia aérea francesa também insistia em que esse programa tinha sido iniciado sem esperar o fim de um período de testes proposto pela Airbus - fabricante dos modelos A330 e A340 - para verificar de um novo sensor poderia apresentar uma melhora significativa em caso de congelamento em altitude.

A Airbus tinha emitido em setembro de 2007 uma recomendação para que os sensores fossem trocados.

O sindicato minoritário Alter, que representa 5% dos pilotos da Air France, pediu nesta segunda-feira que as tripulações da companhia se negassem a voar com os sensores que ainda não tivessem sido trocados.

Segundo uma nota interna da Air France de novembro do ano passado, cujo conteúdo vazou nas últimas horas, a companhia tinha registrado "um número significativo de incidentes" com esses instrumentos de medida.

O BEA, organismo francês encarregado de investigar o acidente do A330 da Air France que na noite de 31 de maio desapareceu no Atlântico com 228 pessoas a bordo, informou que houve "uma incoerência de velocidades medidas" pelos sensores, mas insistiu em que por enquanto não é possível estabelecer um vínculo entre isso e as avarias detectadas em diversos sistemas do avião. EFE ac/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG